sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Choque elétrico e suas consequências


O choque é causado por uma corrente elétrica que passa através de alguma parte do corpo humano, ou de um animal qualquer. O choque pode gerar vários efeitos dependendo da região do corpo que é atravessada pela corrente elétrica. A corrente passando pelo coração da pessoa corresponde a uma situação de grande risco, mas se a mesma corrente passar apenas pela mão da pessoa, embora possam ocorrer queimaduras locais, o risco é muito menor.

A intensidade da corrente é o fator mais relevante nas sensações e consequências do choque elétrico, como exemplificado a seguir:

- Uma corrente de 1 mA a 10 mA ( 1 mA = 1 x10 - 3 A) provoca apenas uma sensação de formigamento.

- Correntes de 10 mA a 20 mA já causam sensações dolorosas.

- Correntes superiores a 20 mA e inferiores a 100 mA causam, em geral, grandes dificuldades respiratórias.

- Correntes superiores a 100 mA são extremamente perigosas, podendo causar a morte da pessoa, por provocar contrações rápidas e irregulares do coração ( fibrilação cardíaca).

- Correntes superiores a 200 mA não causam fibrilação, porém dão origem a graves queimaduras e levam à parada cardíaca.

Por outro lado, a voltagem não é determinante neste fenômeno. Por exemplo, em situações de eletricidade estática (pente eletrizado), embora ocorram voltagens muito elevadas, as cargas elétricas envolvidas são, em geral, muito pequenas e os choques produzidos não apresentam nenhum risco.

Entretanto, voltagens relativamente pequenas podem causar graves danos, dependendo da resistência do corpo humano. O valor desta resistência pode variar entre aproximadamente 100 000 W, para a pele seca e 1 000 W para a pele molhada. Assim se uma pessoa com a pele seca tocar os dois pólos de uma tomada de 120 V, seu corpo será atravessado por uma corrente:

Esta pessoa, como vimos pelo texto, sentirá apenas um ligeiro formigamento.

Se esta pessoa estivesse, porém, com a pele molhada, a corrente em seu corpo seria:

Portanto, este pessoa poderia, até mesmo, morrer em virtude de fibrilação cardíaca. Por este motivo, não devemos tocar em instalações elétricas se estivermos com a pele molhada.


Em caso de tensões (voltagens) muito elevadas, como ocorre nos cabos de transmissão de energia elétrica, o contato é sempre perigoso. Por maior que seja a resistência da pele seca, uma voltagem de 13 600 V, encontrada nos cabos de alta tensão, poderá dar origem a uma corrente fatal.



Por isso, muitas pessoas ficam intrigadas ao verem um pássaro pousado em um fio de alta tensão, sem ser eletrocutado. Este fato é possível porque ele toca apenas em um fio, em dois pontos muito próximos. A voltagem entre esses pontos é muito pequena, por causa da resistência desprezível deste pequeno trecho do cabo.

Mas se o pássaro abrir as asas e tocar simultaneamente os dois fios de alta tensão (ou fizer o contato de um deles com a Terra), ficará submetido a uma voltagem de 13 600 V e receberá um choque causando sua morte imediata.


Nenhum comentário:

Postar um comentário